COMVIDA BRASIL, BOLÍVIA E PARCEIROS DEFENDEM A SOCIOBIODIVERSIDADE
O COMVIDA, Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, juntamente com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental- FMCJS integrante da Rede de Transição Energética Justa e Popular- RED TEJP com Bolívia e Peru, participou e promoveu no último dia 09 de novembro de 2024 o Diálogo Territorial: por uma Transição Energética Justa, Popular e Inclusa, que aconteceu nas dependências do Centro de Formação São José em Guajará Mirim.
Na oportunidade foram discutidos diversos assuntos sobre a Rede de Transição Energética e tipos de energia renovável que podemos aplicar em nossos modos de vida e os desafios de sua efetividade, assim como as boas práticas que estamos desenvolvendo nessa região. A reunião contou com a presença de indígenas, extrativistas, pescadores, sociedade civil de Guajará Mirim, representantes do COMVIDA lado boliviano e técnicos em energia renovável.
O coordenador do encontro foi
Joílson Costa, engenheiro eletricista da capital do Maranhão, do FMCJS
articulador da Frente por Uma Nova Política Energética para o Brasil e
apresentou um breve histórico sobre a Rede de Transição energética. O diálogo
se estabeleceu com diversas manifestações de praticamente todos os presentes
que apresentavam em suas falas sempre a necessidade de buscar caminhos para uma
transição energética democrática e justa, frente às emergências climáticas e os
caminhos para garantir a Vida na Casa Comum.
No encerramento desta atividade foi feito o lançamento da Coleção Corredores Bioculturais – Biomas do Brasil, uma iniciativa do FMCJS e do OLMA, como uma ferramenta para estudo e ação de visão integrada dos 7 biomas brasileiros, considerando nossos desafios e potencialidades de boas práticas nestes biomas. As cartilhas foram entregue a lideranças e pesquisadores presentes, para que utilizem em suas ações diárias. Também foi apresentado e lançado o ALERTA 1 – Informativo do COMVIDA sobre obras de infraestrutura e impactos nas comunidades, como instrumento de socialização de informações e reflexões a sociedade em geral a começar por Guajará Mirim e comunidades bolivianas de fronteira.
No dia anterior, aconteceu na cidade de Guayaramerin na Bolívia, o Encuentro Territorial Binacional por la Biodiversidad de la Amazonia em la Cuenca del Rio Madeira, com participação de membros do COMVIDA Brasil, que entre os temas dialogou sobre a urgência de uma transição energética justa e popular, as mudanças climáticas, as potencialidades e desafios da sociobiodiversidade nesta região de fronteira, a agroecologia e agroflorestal como caminhos de sustentabilidade da Vida, com modelos que cuidem da biodiversidade da Amazônia, em especial da Bacia do Rio Madeira. O encontro contou com a participação de entidades de classe, autoridades boliviana, pescadores, extrativistas e profissionais da área socioambiental da Bolívia.
O COMVIDA Brasil e Bolívia com
estas atividades se fortalece no intercambio das boas práticas e na incidência
sociopolítica em favor da sustentabilidade da Vida na Casa Comum.
Apoio:
Comentários
Postar um comentário