COMVIDA EM AÇÃO RUMO À COP30

                                               

Na última sexta feira 24 de janeiro de 2025, o COMVIDA- Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira, realizou uma reunião de planejamento de atividades para o ano de 2025. Se fizeram presentes representantes (jovens e adultos) de pescadores, extrativistas, indígenas, contexto urbano, pesquisador, arteambientalista e demais membros da sociedade civil do Brasil e dois do lado boliviano.


O Articulador do COMVIDA e coordenador do projeto “Pela Casa Comum, Seguiremos Juntos e Juntas na Bacia do rio Madeira”, Iremar Ferreira, apresentou o cronograma de atividades de 2025, iniciado na última reunião do ano anterior dia 21/12, para discussão e sugestões de atividades. O mesmo destacou que em 2024 foram mobilizados em recursos financeiros via pequenos projetos para entidades membras do COMVIDA no valor superior a 200 mil reais e que daí a necessidade de fortalecer cada vez mais as organizações de base para construir sua autonomia financeira, social e política.

Considerando nosso período forte de mobilização o mês de Março e pela proximidade das datas de 14 de março no lado boliviano e dia 22 de março no lado brasileiro, o Dia Mundial da Água, foi priorizado o tema e aberto a sugestões. Algumas propostas foram apresentadas e se decidiu pela realização de um “Tribunal Popular pela Água e Pelo Clima”, numa dinâmica de microfone aberto ao Povo, interação pela internet e manifestações artísticos/culturais.

Vamos ter uma tribuna livre para falarmos das emergências climáticas, seus efeitos, suas causas e principalmente, quem são os causadores do atual desequilíbrio do planeta.

Outras pautas também foram discutidas, entre elas a oficina em conjunto com o GT Infra Estrutura e Justiça Socioambiental entre os dias 24-25 de fevereiro na cidade de Porto Velho, para tratar do tema Eixos de Integração – Quadrante Rondon, com destaque para o tema da Concessão da Hidrovia do Madeira, licenciamento da BR 319, Ponte Binacional entre outros, que deverá contar com a presença de umas 15 pessoas do COMVIDA Brasil e 3 da Bolívia.


Foi também destacado o processo de construção das articulações rumo a COP30 em Belém, necessidade de dialogar nas bases num processo formativo, e da necessidade de fortalecer a elaboração de novos protocolos de consulta prévia, entre eles os que serão realizados com os pescadores e comunidade do Yata e com os indígenas em Sagarana. Foi destacado também a necessidade de iniciar a construção de uma nova proposta de projeto para nosso apoiador MISEREOR, no sentido de tentar renovar o projeto do COMVIDA.

Por problemas de força maior (falecimento de um jovem Mura em Porto Velho), a oficina de construção do Protocolo de Consulta que seria realizado no Yata, dias 25 e 26 de Janeiro, foi adiado para uma próxima data que será previamente acordada com os pescadores e comunitários.

O Plano de Trabalho completo elaborado pelos presentes será compartilhado com os membros e aliados do COMVIDA para que cada um tenha conhecimento e se encontre no mesmo, para fortalecer as ações de maneira descentralizadas, pois o COMVIDA somos NÓS!

Em breve o COMVIDA se reunirá novamente para traçar a continuidade das ações. Plante uma árvore para colher chuvas... o planeta vai agradecer e se equilibrar!

Apoio:

   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMVIDA REALIZA 1º TRIBUNAL POPULAR PELAS ÁGUAS E PELO CLIMA

Rondônia Presente no XI FOSPA na Bolívia