Criado o Comitê Guardião - Olhos e Ouvidos do Rio Laje - Komi Memen - Suco de Frutas

                                              

No último dia 30 de junho de 2023 o COMVIDA realizou uma oficina para formação dos membros do Comitê Guardião - olhos e ouvidos do Rio Laje - Komi Memen - suco de frutas - território dos espíritos.  A ação aconteceu na escola Wem Canum Oro Waram da terra indígena Igarapé Laje, na aldeia Laje Velho e contou com a participação da comunidade escolar e comunitária, do vereador indígena Francisco Oro Waram, do cacique Valdito OroEo, de membros do COMVIDA.

O ato teve sua abertura com as falas do vereador e do cacique, os quais falaram das invasões graves que o território está sofrendo pela expansão da soja e desmatamento com abertura de estrada na linha 28. 


Em seguida o coordenador do projeto Iremar Ferreira iniciou a leitura do Projeto de Lei de Proteção do Rio Laje, o que isso representa em nível nacional e internacional na caminhada para assegurar os Direitos da Natureza diante de tanta destruição. Apresentou também a importância da criação do Comitê Guardião e sua função institucional frente aos poderes executivos, legislativos e judiciário, cujo papel maior do grupo ser cuidadores do rio Laje.

Ficou definido que o Comitê Guardião será composto pelos titulares e suplentes, sendo:

Valdito Oro Eo- Cacique da aldeia Laje Velho;

Geronima Melo da Costa- Pescadores;

Arao Oro Waran Xixein- Organização Oro Wari;

Tainá Oro Mon e Telma Oro Mon- Mulheres Indígenas Artesãs;

Ademar Silva S. Junior- Universidade Federal de Rondônia/GM.

Após a oficina o vereador Francisco Oro Waram conduziu os presentes até as margens do rio Laje para realizar um ritual pela aprovação do Projeto de lei de Proteção dos Direitos do rio Laje.

O ato aconteceu dentro do rio com algumas mulheres lavando roupa, curumins tomando banho… o vereador Francisco apresentou o projeto de lei e junto com o cacique e demais presentes aplaudiram  tamanha conquista… para celebrar o rio Komi Memen jovens da escola Wem Canum Oro WARAM da comunidade cantaram e dançaram, e contou com o canto/poesia de Lucas Mura. No final os presentes foram agraciados com um lanche oferecido pelo COMVIDA e seus apoiadores do projeto, Obras Sociais e Misereor.

As ações do COMVIDA são inspiradas e apoiadas pela Articulação Direitos da Natureza, pela MAPAS e pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental- Núcleo Rondônia.

Os próximos passos será a apresentação da composição do Comitê Guardião no plenário da Câmara de Vereadores e início dos trabalhos frente a tantos desafios.

Apoio:

            



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pronunciamiento: Acefalía de la OTCA y falta de acciones agravan crisis de la Amazonía

PROTOCOLADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI SOBRE OS DIREITOS DO RIO LAJE