COMVIDA PROMOVE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA E POPULAR

                                         

O COMVIDA neste dia 27 de julho de 2024, cumpriu mais um compromisso do Projeto “Pela Casa Comum Seguiremos Juntos na Bacia do Rio Madeira” apoiado por MISEREOR via IMV. Foi instalado um sistema de bombeamento com energia solar fotovoltaico na Aldeia 7 Irmãos na linha 20 da Terra Indígena Igarapé Ribeirão, município de Nova Mamoré, para assegurar acesso à água a uma comunidade instalada longe do rio, na tentativa de fazer frente ao processo de invasão de seu território… Água é fonte de Vida… seu acesso também fortalece a Resistência frente ao Marco Temporal.


Esta demanda foi apresentada pelo presidente da Associação WE KA MAI da T.I. Ribeirão o jovem Ailton Oro Waram, que juntamente com outras 4 demandas foram apresentadas ao COMVIDA e receberam atenção do projeto, por que defendemos a transição energética justa, inclusiva e popular, que passa por boas práticas, que atendam as demandas de nossas comunidades onde elas estão, sem precisar destruir e barrar nossos rios para construir hidrelétricas, pontes e hidrovias que só atendem aos interesses dos grandes capitais, enquanto que os territórios indígenas e extrativistas, que conservam as florestas e rios, mantendo o equilíbrio climático da Mãe Terra.

Breve esse direito ao acesso à água com bombeamento com energia solar será instalado em mais dois territórios indígenas, um extrativista e um ribeirinho.

A instalação contou com apoio técnico da equipe da Inova Solar de Nova Mamoré.


Apoio:

    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pronunciamiento: Acefalía de la OTCA y falta de acciones agravan crisis de la Amazonía

Rondônia Presente no XI FOSPA na Bolívia

COMVIDA no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, Comemoração e Compromisso